Educação Corporativa Doctum Educação Corporativa Doctum

Consultoria altamente especializada em educação no ambiente de trabalho. Tem por objetivo desenvolver atividades que aperfeiçoem os processos de educação corporativa nas organizações. Engloba de forma sistemática todas as etapas de implantação do sistema, que vai desde o mapeamento de competências e descrição dos perfis formativos à estruturação da Universidade Corporativa e o desenvolvimento das ações educacionais.

Todos os processos possibilitam o alinhamento com as metas estratégicas da organização e asseguram o desenvolvimento das pessoas a partir de um plano de educação coerente com os novos rumos ou necessidades de crescimento organizacional.



MAPEAMENTO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM

A consultoria na estruturação do Sistema de Educação Corporativa possibilita a construção de várias estratégias para o desenvolvimento efetivo das pessoas nas organizações. Dentro deste processo, o mapeamento das Trilhas de Competências se torna essencial para a compreensão das competências técnicas e comportamentais necessárias no percurso formativo dos profissionais em cada área de negócio da organização.

 

Este processo é realizado com a participação de professores altamente qualificados no processo, isto permite um forte alinhamento entre as exigências das atividades desenvolvidas e o que há de mais efetivo no meio acadêmico e nas tecnologias atualizadas de mercado.

 

A partir do Mapeamento das Competências são criadas várias soluções e formatações com objetivo de promover o desenvolvimento de acordo com os perfis profissionais, entre estas possibilidades está a Trilha de Aprendizagem.

 

As Trilhas de Aprendizagem permitem que sejam traçadas possiblidades distintas de aprendizagem levando em consideração o empregado, suas potencialidades, seus desejos, suas motivações e as estratégias da organização. Estas trilhas são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Oferecem ao indivíduo múltiplas opções de capacitação, assim como autonomia para escolha daquelas mais apropriadas às suas necessidades e conveniências. Considera planejamento de carreira e as expectativas da organização, o desempenho esperado, as aspirações profissionais do trabalhador bem como as competências que já possui e aquelas que ainda necessita desenvolver.

 

Diferentes pessoas, ainda que tenham os mesmos interesses, constroem trilhas diferentes.



PRÁTICAS ANTIGAS DE T&D


- Subutilização das POSSIBILIDADES de obtenção da aprendizagem na própria organização 

- Ônus da contratação de serviços educacionais de terceiros desalinhados com a estratégia da organização

- Investimentos de recursos (tempo e dinheiro) em treinamentos e desenvolvimento desalinhados com o cargo ou função

- Definição de treinamentos pela organização sem alinhamento com os desejos e aspirações profissionais.


TRILHAS DE APRENDIZAGEM


- Desenvolvimento de competências tendo como referência não só as expectativas da organização, mas também conveniências, necessidade e aspirações profissionais das pessoas.

- Valorização da interdependência  entre a aprendizagem, competência e desempenho

- Representam parceria entre empresa e empregado, cada qual assumindo sua parcela de responsabilidade sobre o processo de desenvolvimento de competências.














SOLICITE
ATENDIMENTO